Reflexão Espiritual
O milagre de poder ser jovem
Falar para a juventude não é uma tarefa tão fácil, é preciso muita versatilidade, para tentar agradar aos jovens que buscam resposta para a vida através da fé.
Não houve homem mais sábio que o Papa João Paulo II para transmitir belas palavras aos jovens, por esse motivo resolvi começar com uma carta que ele escreveu à juventude cristã.
"Precisamos de santos sem véu ou batina, de Santos de calça jeans e tênis, de santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos, de santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade, de santos que tenham tempo todo dia para rezar e saibam namorar na pureza e castidade, de santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. De santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais, de santos que se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que tomem um refrigerante ou comam pizza no fim-de-semana com os amigos, de santos que gostem de teatro, de música, de dança, de desporto. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".
Esta carta, evidencia que nós precisamos buscar a santidade, dia após dia, que é necessário olharmos para o nosso interior e vermos quão bela é a vida no caminho do Senhor. Procure ser sempre um jovem natural, sem precisar se prender as coisas do mundo, para tornar-se belo, amado ou popular. Porque Deus lhe ama de acordo como você veio ao mundo.
A juventude é a fase mais difícil da vida de uma pessoa, é nela em que as decisões têm que ser tomadas, muitos caminhos são apresentados aos jovens, e faz-se necessário compreender uma regra básica: "Tudo pode, mas nem tudo me convém...". Porque aos nossos olhos tudo aparentemente é bom, mas nem tudo que se apresenta com cara de bom é bom, é necessário saber fazer escolhas.
A escolha mais radical que responde aos anseios do coração do homem e busca a felicidade é a santidade. Buscar a santidade não é: não namorar, não casar, não brincar... mas sim fazer de modo correto todas estas coisas. Buscar a santidade é ser sal e luz do mundo como disse o Papa João Paulo II na Jornada Mundial da Juventude. É sermos o rosto de Jesus Cristo, no nosso dia-a-dia.
João Paulo também cita que pecado é procurar a Deus onde ele não se encontra, como por exemplo: os jovens caem no mundo das drogas, da sexualidade desregrada. De uma maneira confundimos felicidade plena, com felicidade momentânea. O coração humano é sedento de Deus, que tenhamos o propósito de buscá-lo na Eucaristia, na Palavra, na Igreja, em nossas orações e na consciência sadia com os irmãos, sabendo também que Ele quer mais se revelar a nós do que nós a Ele.
Para finalizar, deixo a música "Decisão", do Fruto de Medjugorje:
Dois caminhos não posso seguir
não quero mais viver assim
Sei que é duro o caminho da cruz,
mas quero seguir a ti Jesus
Se minha vida não tem direção
eu preciso tomar decisão
mascarado não dá mais pra viver
se Deus sonda meu coração
Sondas meus passos conheces o meu viver
Sabes tudo de mim,de ti nada posso esconder
Quando te procurei sem saber onde te encontrar,
mas agora posso entender se sou teu templo
vivo dentro em mim estás
Bem mais que o ar que respiro
de ti Jesus preciso
Sou dependente desse amor
pra te servir estou ao teu dispor
Diante do teu altar
minha vida quero derramar
Não posso jogá-la fora
se muito lhe custou pra me dar
Sinto tua presença
e o teu amor eu me entrego sem dúvidas, pois a ovelha conhece o pastor
Sonda meus passos conheces...
Se és presença vive em mim
guia meus passos.
By Larissa Pissurno