VESTIBULAR
Excesso de liberdade atrapalha jovens no vestibular !!!
Na tentativa de evitar pressionar o adolescente na hora da escolha da profissão, muitos pais acabam deixando toda a responsabilidade nas mãos dos jovens. Pensamentos do tipo “não posso interferir na escolha dele”, “não vou tomar a decisão por ninguém” ou “ele tem que fazer o que gosta” são tão prejudiciais quanto o caminho oposto.
A falta de apoio nessa hora pode fazer com que o aluno se sinta perdido e tenha ainda mais dificuldades na hora do exame. “A escolha da profissão é um momento de muita fragilidade para o adolescente, porque ele pensa que ela será definitiva”.
A omissão dos pais também é uma forma de pressionar o jovem. “O adolescente pensa que, se tomar a decisão errada sozinho, não terá ninguém para dividir o sentimento de culpa depois”.
Como qualquer relação humana, o segredo é o diálogo. Conversar com o pré-vestibulando é a melhor maneira de se mostrar presente e dar apoio sem pressionar. “Os pais podem indicar caminhos para o jovem buscar informações sobre as profissões”.
É preciso manter o equilíbrio nas atitudes com os filhos pré-vestibulandos. Por mais difícil que seja e por menos preparado que o jovem esteja, a responsabilidade da decisão é dele e isso deve ficar claro. “É complicado para os pais lidar com essa situação, porque nem sempre o que eles pensam é o melhor para os filhos".
Existe ainda, a possibilidade dos pais basearem a orientação nos próprios conflitos da adolescência. Uma delas é a vontade de que os jovens realizem tudo o que os pais não puderam. O contrário é o desejo de ver o filho dando continuidade à história dos ascendentes.
By GUSTAVO RIBEIRO